segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VÓS

Como assim? Onde ele está que não consigo ver? Será que o reino de Deus dentro de nós é o prédio da igreja, ou são as pessoas? O Senhor Jesus Cristo, certa vez, proferiu os seguintes dizeres: Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17.21). Este versículo foi a resposta do Mestre a uma questão levantada pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus.

Vale ressaltar que os judeus, de modo geral, na época do Novo Testamento, e mesmo antes dela, estavam a esperar o Messias prometido desde os tempos que remontavam a Abraão. Porém, o entendimento de quem era, ou de como seria, o Messias fora deturpado entre o Antigo e o Novo Testamento. Parece que cada partido político-religioso formatara um conceito para o Escolhido de Deus que viria salvar Israel dos seus inimigos. O entendimento sobre o Messias que mais circulava era aquele do Rei Guerreiro que haveria de libertar o povo de Deus das opressões. Realmente há um fundo de verdade neste entendimento sobre o Messias no Antigo Testamento, porém, este é somente um aspecto do Salvador prometido.

Os judeus do Novo Testamento escolheram o aspecto que mais os agradava, e então interpretaram o Reino de Deus como uma extensão do governo estabelecido pelo Messias guerreiro. Isto justifica a pergunta, que reflete o anseio da chegada do Messias, ao se repetir ao longo dos evangelhos. O Reino de Deus para eles estava somente no aspecto físico, pois, se referia à libertação da nação de Israel dos seus opressores políticos, os romanos. O Messias aguardado deveria ser este libertador político-social.

Então, chega Jesus, o filho de um carpinteiro, e diz: “Não vem o reino de Deus com visível aparência” (Lc 17.20). O Mestre estava confrontando o entendimento errado sobre o Reino de Deus. Num momento futuro, o Reino de Deus terá uma expressão mais política e física, sob o governo do próprio Senhor Jesus Cristo, quando de sua segunda vinda; mas, naquele momento, e, hoje, também, o Reino de Deus é invisível. Se é invisível, como detectá-lo? Onde ele está?

Jesus ensina que o Reino de Deus está dentro de “nós”! É possível que se outra pessoa trouxesse esta mensagem você diria que ela é uma sonhadora. Alguém do tipo ingênua, que não vive na realidade. Fale isso para Jesus, pois foi ele quem disse esta verdade. O Mestre estava a ensinar que o Reino de Deus, hoje, não se expressa pelos templos ou quantidade de seguidores. Os católicos erraram exatamente ai, quando enxergaram o Reino de Deus como igual à Igreja em sua expressão material. Devemos ter cuidado para não cometermos o mesmo erro de achar que o aspecto físico da Igreja, com seu prédio, programações e eventos, somente, são o Reino de Deus.

O Reino de Deus está dentro de nós quando testemunhamos do Senhor. Quando o imitamos. Quando Jesus é o nosso alvo de vida, e é seguido à risca por nós. O apóstolo Paulo detectou o Reino de Deus em nós quando disse: “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus” (2 Co 5.20).

Como é o Reino de Deus para você? Você representa a Deus, e consequentemente Seu Reino, através de sua vida? O Reino de Deus está dentro de você?

Um comentário:

  1. Irmão Antônio desculpe pela demora em responder.
    Faço gosto sim de participar do seu blog e de estar com você nesse mundo virtual.
    Espero que um dia nos encontremos.
    Deus nos abençoe!
    Valney Veras

    ResponderExcluir