segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VÓS

Como assim? Onde ele está que não consigo ver? Será que o reino de Deus dentro de nós é o prédio da igreja, ou são as pessoas? O Senhor Jesus Cristo, certa vez, proferiu os seguintes dizeres: Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17.21). Este versículo foi a resposta do Mestre a uma questão levantada pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus.

Vale ressaltar que os judeus, de modo geral, na época do Novo Testamento, e mesmo antes dela, estavam a esperar o Messias prometido desde os tempos que remontavam a Abraão. Porém, o entendimento de quem era, ou de como seria, o Messias fora deturpado entre o Antigo e o Novo Testamento. Parece que cada partido político-religioso formatara um conceito para o Escolhido de Deus que viria salvar Israel dos seus inimigos. O entendimento sobre o Messias que mais circulava era aquele do Rei Guerreiro que haveria de libertar o povo de Deus das opressões. Realmente há um fundo de verdade neste entendimento sobre o Messias no Antigo Testamento, porém, este é somente um aspecto do Salvador prometido.

Os judeus do Novo Testamento escolheram o aspecto que mais os agradava, e então interpretaram o Reino de Deus como uma extensão do governo estabelecido pelo Messias guerreiro. Isto justifica a pergunta, que reflete o anseio da chegada do Messias, ao se repetir ao longo dos evangelhos. O Reino de Deus para eles estava somente no aspecto físico, pois, se referia à libertação da nação de Israel dos seus opressores políticos, os romanos. O Messias aguardado deveria ser este libertador político-social.

Então, chega Jesus, o filho de um carpinteiro, e diz: “Não vem o reino de Deus com visível aparência” (Lc 17.20). O Mestre estava confrontando o entendimento errado sobre o Reino de Deus. Num momento futuro, o Reino de Deus terá uma expressão mais política e física, sob o governo do próprio Senhor Jesus Cristo, quando de sua segunda vinda; mas, naquele momento, e, hoje, também, o Reino de Deus é invisível. Se é invisível, como detectá-lo? Onde ele está?

Jesus ensina que o Reino de Deus está dentro de “nós”! É possível que se outra pessoa trouxesse esta mensagem você diria que ela é uma sonhadora. Alguém do tipo ingênua, que não vive na realidade. Fale isso para Jesus, pois foi ele quem disse esta verdade. O Mestre estava a ensinar que o Reino de Deus, hoje, não se expressa pelos templos ou quantidade de seguidores. Os católicos erraram exatamente ai, quando enxergaram o Reino de Deus como igual à Igreja em sua expressão material. Devemos ter cuidado para não cometermos o mesmo erro de achar que o aspecto físico da Igreja, com seu prédio, programações e eventos, somente, são o Reino de Deus.

O Reino de Deus está dentro de nós quando testemunhamos do Senhor. Quando o imitamos. Quando Jesus é o nosso alvo de vida, e é seguido à risca por nós. O apóstolo Paulo detectou o Reino de Deus em nós quando disse: “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus” (2 Co 5.20).

Como é o Reino de Deus para você? Você representa a Deus, e consequentemente Seu Reino, através de sua vida? O Reino de Deus está dentro de você?

2 comentários:

  1. Amados, entrei no seu abençoado blog, e verifiquei que aqui há vida, e que o amor de Jesus impera.
    Dou-lhe os parabéns por este belo blog, que é mais uma ferramenta para levar a Palavra de Deus.
    Tenho um blog que fazia gosto se o conhece-se, O peregrino e servo.
    Também ficaria honrado se fizesse parte dos meus amigos virtuais.
    Decerto que irei retribuir.
    Fique na paz de Jesus. Com votos de um Ano Novo cheio de vitórias em Cristo.
    António Batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Antônio desculpe pela demora em responder.
      Faço gosto sim de participar do seu blog e de estar com você nesse mundo virtual.
      Espero que um dia nos encontremos.
      Deus nos abençoe!
      Valney Veras

      Excluir