quinta-feira, 25 de outubro de 2012

HOBBY


Vários são os hobbies que alguém pode ter. Há aqueles que colecionam selos ou moedas. Há os que gostam de aeromodelismo, ou ainda os que cuidam dos seus cachorrinhos. O hobby é algo que se gosta de fazer nas horas vagas para passar o tempo, como ouvir música ou praticar jardinagem. Também é o repouso de um trabalho habitual com outro tipo de atividade, uma bem mais leve e relaxante.

 

É comum termos um hobby, e até saudável. Mas, como conciliar um hobby e o evangelismo em um mundo tão acelerado como o nosso? Antes que você ache uma atitude extremista, desejo deixar uma ressalva aqui. Não se está condenando ter um hobby, mas, sim, não ter uma prática de evangelismo. Na escala de prioridades de um cristão, pregar o evangelho e discipular estão no topo de atividades que glorificam a Deus.

 

Realmente, o sistema em que vivemos rouba quase todo nosso tempo. São muitas as atividades direcionadas ao trabalho e aos estudos, de modo que até para marcar uma conversa com os irmãos está difícil. Então, nos momentos vagos, impreterivelmente, devemos dedicar momentos à família e à igreja, sem, obviamente, esquecer a vida devocional diária. Se ainda sobrar algum tempo, o que é quase impossível, aí, vem o hobby. O problema é que quando esta atividade ocupa o lugar central na vida de muitos cristãos, tomando lugar da família, da igreja e até de Deus, na vida devocional, ela perde seu sentido de glorificar ao Senhor.

 

Você já percebeu que deixamos muitos hobbies prejudicarem nossa missão aqui na terra. Um hobby que prejudica muitos cristãos é o futebol. Já observou como tantas pessoas conseguem tempo para ver e torcer pelos seus times. O cinéfilus, outro exemplo, gasta horas assistindo seus filmes. E, mais recente, há um hobby que tem roubado um tempo precioso dos cristãos: o facebook.

 

Eu mesmo tenho um hobby. Jogar xadrez. Ele, porém, está meio desprezado em minha vida, principalmente porque todos os campeonatos são no domingo, o dia do Senhor. É difícil ter um hobby, mas creio que sua importância é terapêutica, pois traz certo relaxamento para equilibrar a rotina estressante em que vivemos.

 

Mais uma vez: Não condeno quem tem um hobby (quem sou eu para condenar alguém), mas, preocupo-me com quem não evangeliza. Se você tem um hobby, talvez, como o de jardinagem, onde você dedica certo tempo, plantando, adubando, regando, fazendo as mudas, que tal adquirir o hobby do evangelismo.

 

Conversei com um jovem que está com um problema muito bom. Ele não consegue estudar. Como assim? Na sua universidade, por onde ele anda, ou senta, ele começa a evangelizar. Tornou-se natural, uma prática, talvez um hobby! Você já pensou em fazer do seu hobby o evangelismo? O problema não é ter um hobby, o problema é não evangelizar e ter tempo para um hobby! Como explicaremos está má administração do nosso tempo ao Senhor?

 

remindo o tempo, porque os dias são maus” (Ef 5.16).

prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não [...]” (2 Tm 4.2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário