segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PAIS


Há muitos exemplos de pais na Bíblia. Adão foi o primeiro pai. Ele não soube conduzir seus filhos Caim e Abel à harmonia, de modo que houve o primeiro homicídio. Noé foi pai, porém, um de seus filhos pendeu para o pecado e afastou-se de Deus. Abraão foi escolhido por Deus para ser o pai de uma grande nação, porém, ensinou seu filho Isaque a mentir e ser covarde (Gn 20,26). Isaque foi pai, mas permitiu a discórdia entre seus filhos Ezaú e Jacó. O mais novo, Jacó, foi pai de muitos filhos, dos quais somente José dava um testemunho excelente aos seus irmãos, que estavam longe dos caminhos de Deus.

Todos estes pais tem contra si erros para com seus filhos, primeiro porque são pecadores, e em segundo lugar porque negligenciaram, em alguma momento, sua missão de pai. Observando estes exemplos, e muitos outros da Bíblia, parece que a tarefa de ser pai não é tão gratificante, ou até mesmo indesejada, o que não é verdade. Mas, pare e reflita, você que é pai (ou será): “Por que Deus se chamou de Pai?”

Sabemos que Deus é nosso Pai porque, por adoção, Ele nos recebeu como filhos, mediante o sacrifício de Jesus Cristo. Sabemos que Deus é Pai do Senhor Jesus Cristo, na administração divina da Santa Trindade. O fato de o Senhor ter qualificado a si mesmo como “Pai” em sua Sagrada Palavra, revela algo de suma importância para nós. O Senhor ao se revelar usou uma linguagem compreensiva ao homem, uma forma de comunicação limitada, e nesta linguagem se apresentou como: SENHOR, Eu Sou, Senhor dos Exércitos, Elohim, El Shaday, e muitos outros nomes e qualidades. O vocábulo “Pai” foi uma destas (Mt 5.16,45,48; 6.1). Retomando a questão: “Por que Deus se chamou de ‘Pai’?”.

Aquele que é pai tem a honrada missão de ser exemplo para seus filhos, orientando-os no modelo maior que é Deus. Quando ocorre a dedicação de tempo, instrução em amor, perdão, afeto, estudo da Bíblia e oração, de modo constante (Dt 6.6-9), os filhos passam a respeitar a autoridade do seu pai. Não motivados pelo medo, ou por interesses consumistas, mas pelo exemplo do próprio pai.

Deus se chamou de “Pai” porque quer que nós o respeitemos de modo semelhante a um filho para com seu pai humano. É certo que mesmo com toda nossa dedicação, ainda não o respeitaremos de modo digno. Mas, para termos uma noção aproximada deste respeito ao Senhor, o Deus infinito se chamou de “Pai”.

Mas, pai, se você não se dá ao respeito, como seu filho vai respeitar o Deus Pai, o Senhor? Um dos grandes fatores de nós não sabermos respeitar Deus, como ele merece, é porque não vimos este exemplo em nosso pai. É certo que somos pecadores, e este pecado é culpa exclusivamente de cada indivíduo. Mas, não se pode negar este fator.

Como pais, não nos damos ao respeito quando não lemos a Bíblia nas nossas casas para ensiná-la aos nossos filhos! Quando não oramos com eles, ou lhes ensinamos as virtudes cristãs de modo prático e observável. É um grande privilégio ser pai, porque através de nossas vidas imperfeitas de pai, ensinamos nossos filhos a respeitar ao Senhor como Pai, que é digno de todo nosso respeito.

Adão ensinou seus filhos a adorar a Deus pelo sacrifício, Noé foi um pregador da justiça, Abraão esteve pronto para oferecer seu único filho a Deus, Isaque foi o filho da promessa, e Jacó arrependeu-se de seus pecados e foi chamado Israel. Sigamos estes modelos para que nossos filhos conheçam a Deus!

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”. (Ef 5.1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário