sábado, 12 de maio de 2012

POR QUE VOCÊ É CRENTE?


Se fosse feita uma pesquisa de rua, nas principais capitais brasileiras, com a seguinte pergunta: “Por que você é crente?”, observaríamos as mais variadas reações. Alguns diriam: “Sou crente porque sou filho do rei!”, talvez os mais exaltados. Outros responderiam: “Porque quero receber as bênçãos de Deus”; “Quero libertação dos meus pecados”; “Quero a solução dos meus problemas financeiros e emocionais”. E, creio que poucos responderiam: “Não sei”. Mas, mesmo que esta pesquisa fosse realmente feita, seria pouco elucidativa porque o meio evangélico nacional possui outras bases para a sua fé, que não estão na Bíblia.

As possíveis respostas a esta pergunta, acima elencadas, revelam um cristianismo humanista, ou seja, uma fé em Cristo onde o Senhor Jesus Cristo não está no centro, mas, sim, o homem. Perceba que todas as afirmativas observadas se referem ao benefício que o homem vai receber. Primeiro, o benefício das bênçãos de Deus, depois o benefício da solução dos problemas financeiro e emocional, e em seguida o benefício da salvação. O ser humano busca a solução para os seus problemas espirituais e terrenos, se a solução está em Jesus Cristo vale a pena se converter.

Você, agora, deve estar pensando: “Concordo! Sei que a prosperidade não é o caminho para crer em Jesus Cristo, mas o benefício da salvação da alma não é a grande resposta para ser um crente no Senhor?”. Num certo sentido sim. Porque foi por meio do Senhor Jesus Cristo que obtivemos a salvação da condenação decorrente dos nossos pecados, o que nos levaria ao inferno. Mas, em outro sentido não. Porque mesmo que a salvação seja a consequência, o resultado prático (digamos assim), da morte do Senhor Jesus Cristo na cruz, a grande motivação para responder a pergunta “Por que sou crente?” deve ser outra.

Então, como responder esta questão? Vamos à Bíblia. Primeiro, observe que uma pessoa não pode se converter quando ela quiser. É necessário que o Senhor Jesus Cristo a chame: Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda” (Jo 15.16). Foi o Senhor Jesus Cristo que nos escolheu, e não nós que escolhemos a ele. Em outro momento lemos: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (Jo 10.27). Fomos convertidos porque ouvimos a voz de Jesus, o Senhor nos chamou. Como consequência os convertidos o seguem. Logo, ninguém se converte a Cristo, ou é crente, por questões humanas a serem resolvidas, mas porque Jesus chamou! E porque ele nos chamou? Paulo responde esta pergunta: “nos predestinou para ele, [...], para louvor da glória de sua graça [...]” (Ef 1.5-6).

A resposta à questão “Por que você é crente?” não está no homem, mas em Deus. Sou crente porque Jesus me chamou, e eu ouvi a sua voz. Sou crente porque o Senhor me escolheu para glorificar o Seu nome! Não há resposta melhor para adorar a Deus e humilhar o homem. A Deus toda glória!

Espera ai! Falta algo. Como esta verdade muda minha vida na prática? (Leia o próximo, ou escreva sua própria aplicação). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário