segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

HAITI

O terremoto no Haiti é um desastre que não vai sair da mente do cidadão do mundo, nem das notícias dos telejornais. Além do seu cataclísmico efeito, e das mais de 1000 mil pessoas mortas, há uma informação que vem à mente dos crentes, daqueles que confiam na soberana vontade de Deus: Por quê? Por que Deus permitiu tão grande terremoto, e a morte de tantas pessoas “inocentes”?

Muitas são as respostas. E mesmo que enumerássemos várias delas, ainda assim não conseguiríamos provar qual delas é a correta. Estamos na situação de Jó, quando ele sofreu tudo o que sofreu sem saber que satanás teve permissão do Senhor para feri-lo. Por que Deus permitiu, então, tal terremoto?

Uma das respostas está na principal característica do povo haitiano. Assim como o chá está para o inglês, e o futebol para o brasileiro, o vodu está para o haitiano. Este país é conhecido mundialmente pela prática deste ritual demoníaco. Quem nunca viu na TV ou em revistas o boneco de vodu. Se você não conhece, o vodu visa fazer um boneco de pano que represente alguém; com a finalidade de sofrer agulhadas. A pessoa a quem ele representa sofre os efeitos da agulhada, e pode chegar até a morte. Além disso, o vodu é uma religião espiritualista baseado na feitiçaria.

Mas, por que Deus quis esse terremoto? Deus julga pessoas, mas, também, nações. Sodoma e Gomorra foram cidades destruídas pela ira de Deus. O mundo inteiro foi destruído pelo dilúvio, por causa do pecado da humanidade que estava em níveis críticos perante o marcador de santidade do Senhor. O mesmo Deus que julga indivíduos, também o faz com povos inteiros.

Não podemos afirmar que o Senhor destruiu o Haiti por causa de sua feitiçaria vodu. No entanto, em Isaías observamos uma série de juízos do Senhor contra nações que não faziam parte do Seu povo, e que viviam em idolatria. Em Isaías 13 e 14, a profecia é contra a Babilônia; em Isaías 14, ainda, há profecias contra assírios e filisteus; no capítulo 15 e 16 contra Moabe; no 17, contra Damasco, e no capítulo 18 contra a Etiópia. De Isaías 19 a 21, Deus promete julgar estas nações, e no capítulo 22, o Senhor julga seu próprio povo, Jerusalém. Obadias profetiza contra Edom, e Jonas contra Nínive, nações que não são o povo de Deus.

Você já ouviu esta frase: “Ah, se eu não fosse crente!” Muitos irmãos usam esta expressão para desabafar as pressões que sofrem, pressões estas inerentes a fé evangélica. Por exemplo: “Ah, se eu não fosse crente poderia dormir mais aos domingos, ou assistir a programas de TV à noitinha”, e ai por diante. Esta expressão além de demonstrar insatisfação no serviço do nosso Salvador, sinaliza, sutilmente, que muitos pensam que a Palavra de Deus é somente para os crentes. Será que é?

Claro que não! A Palavra de Deus foi dada a humanidade, para que todos a observem. Aqueles que não a tem observado estão vivendo em pecado e longe do Criador. É por isso que o Senhor ministrou juízo a tantas nações ímpias, que não faziam parte diretamente do seu povo. Os relatos de “Ai” estão nos profetas para mostrar que todos tem a obrigação de obedecer a revelação especial do Senhor. Até mesmo aqueles que não a conhecem!

Mas, por que será que realmente Deus permitiu este terremoto no Haiti? Eu não sei! Pode ter sido por causa do vodu? Talvez! Porém, uma coisa é certa a Palavra de Deus deve ser obedecida por todo ser humano e por todas as nações, porque aquela que buscar ao Senhor esta será feliz!

“Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança”.
(Sl 33.12)

Por isso, vamos pregar o evangelho porque muitos ainda no nosso país não conhecem a Bíblia, mas precisam obedecê-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário