sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

DESVIA-ME DAS COISAS INÚTEIS

A vida cristã é realmente difícil. Domingo após domingo, sem contar as reuniões durante a semana, temos que aprender como fugir dos nossos pecados. São tantas as regras, ensinamentos, conselhos e exortações que parece impossível lembrar-se de tudo. Sem contar que no mínimo deslize, caímos no pecado, desagradamos a Deus, e, ao menos por um breve tempo, rompemos a comunhão com o Senhor. A vida cristã realmente parece dificílima!

Paulo que o diga. Quando ele queria fazer o bem, era somente o mal que realizava. São suas próprias palavras: “Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço” (Rm 7.19). Então, por causa do seu próprio pecado, e pela excelência de sua função, o apóstolo aos gentios decidiu tomar uma medida drástica para não ser reprovado naquilo que pregava: “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (1 Co 9.27).

Você já pensou em se esmurrar para ser um servo fiel a Deus? Parece um método bem radical. Porém, é óbvio, que Paulo estava usando uma linguagem figurada para ilustrar a luta que existe na vida cristã. Em outro momento, o mesmo apóstolo tratou da batalha espiritual que existe entre a carne e o espírito; esta luta é constante e diária (Gl 5.17). A vida cristã é um combate e parece difícil mesmo. Paulo nos chama de soldados (2 Tm 2.4), que foram arregimentados para servir ao seu Senhor.

Estas figuras retratam a vida cristã como algo difícil, sofrível, e, talvez, até triste. Se, realmente, tentarmos lutar a batalha cristã diária de nossas vidas sozinhos, enxergaremos um cristianismo sofrível, semelhante à disciplina militar. Mas, graças a Deus por versículos na Sua Palavra mostrando que não estamos sozinhos nesta batalha:

“Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho”
(Sl 119:37).

A oração do salmista é para que Deus desvie os seus olhos de contemplar a vaidade. “Vaidade”, vocábulo comum no livro de Eclesiastes, significa algo “inútil” ou “sem valor”. A obrigação do cristão é desviar-se das coisas inúteis que levam ao pecado. Porém, é Deus quem nos desvia dos pecados. Como crentes devemos viver a Palavra de Deus, no entanto, não possuímos força suficiente para tal empreendimento, mesmo após a conversão. Torna-se então necessária uma íntima dependência com o Senhor.

O que parece tão difícil, na verdade é fácil nas mãos de Deus, basta invocarmos ao Senhor: “Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará” (Sl 55.16). Deus nos salvará das perseguições, angústias e lutas espirituais inerentes a vida cristã. Quando entregamos nossos caminhos diariamente ao Senhor, por meio da oração e da fé, Deus estará à frente nos fortalecendo: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” (Sl 37.5).

Viver em obediência a Deus não mais parece ser tão pesado, quando buscamos o Senhor para trabalhar por nós. Como diz o cântico cristão:

Não tenha sobre ti
Um só cuidado qualquer que seja
Pois um somente um
Seria muito para ti

É Meu somente Meu todo trabalhoE o teu trabalho é descansar em MimÉ Meu somente Meu todo trabalhoE o teu trabalho é descansar em Mim

Somente o Senhor nos sustenta na fé e na obediência a Ele. É sobrenatural a ação de Deus sobre nós. Por isso, não tente viver o cristianismo sozinho, é um fardo pesado demais. Busque ao Senhor em oração, e peça que Ele dirija seus passos e pensamentos. É isso que significa dizer: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl 2.20). Paulo também buscou ao Senhor para ser obediente, façamos o mesmo!

Um comentário:

  1. Tentar viver o cristianismo sozinho, realmente não dá certo. É necessário reconhecer a cada instante a dependência que temos de Cristo,em CRISTO.
    Gostei demais do post.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir