sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

AS DUAS MORTES DE ARÃO

Será que Arão morreu duas vezes no livro de Números? Obviamente não! O título serve para chamar sua atenção ao fato da morte de Arão ser mencionada duas vezes neste mesmo livro, em Números 20.22-29 e 33.38-39. Então a questão é: “Por que foi mencionada duas vezes a morte de Arão no livro de Números?”

Foi em Números que ficou registrado a primeira vez que Israel chegou às portas da Terra Prometida. Com tristeza, porém, Moisés registrou a incredulidade do povo ao não querer entrar em Canaã (Nm 14). Por causa da falta de fé dos dez representantes enviados para espiar a terra, toda aquela geração iria morrer no deserto. Somente entrariam em Canaã os de vinte anos para baixo, Josué e Calebe. Essa geração havia recebido a lei do Senhor, e foi sustentado por Deus no deserto. Porém, no momento decisivo não creram no Seu poder e na Sua Palavra.

Tradicionalmente, o livro de Números é lido como a descrição dos 40 anos de peregrinação no deserto, porém apresenta pouco desse período. Na verdade, apenas dois eventos pertencem aos 40 anos: a rebelião de Corá (Nm 16) e o questionamento do sacerdócio aarônico (Nm 17). O relato de Números está dividido entre as duas gerações: (1) a geração que morreu no deserto durante os quarenta anos; e (2) a geração que tinha vinte anos para baixo, e que cresceu ao longo dos mesmos quarenta anos. Como saber onde começa e onde termina o relato sobre essas duas gerações no livro de Números?

Através dos relatos da morte de Arão pode-se perceber a que geração Moisés se refere. Até Números 20.22-29, o primeiro relato da morte de Moisés, a narrativa se refere à geração que morreu no deserto. A partir de Números 21, Moisés está se dirigindo à segunda geração. Por isso a menção da morte de Arão é tão curta na segunda vez, em Números 33.38-39. O que destaca a primeira geração é o primeiro censo entre os israelitas descrito em Números 1, enquanto o censo da segunda geração está retratado em Números 26.

O objetivo dessas linhas, porém, não é somente explicar o porquê da dupla referência da morte de Arão, mas, também, e principalmente, mostrar a misericórdia de Deus com um povo pecador. O Senhor reestruturou a outra geração que, ao longo dos quarenta anos no deserto viu seus parentes morrerem por causa de sua falta de fé. O mesmo que a primeira geração teve, a segunda teve também, inclusive e principalmente a aliança incondicional feita com Yahweh.

Os crentes não gostam muito de ler Números, e alguns ao começar sua leitura bíblica anual desistem exatamente no livro de Números. Porém, o quarto livro do Pentateuco realça o juízo de Deus, que pune a fé fraca do povo de Israel, e destaca a grande misericórdia do Senhor ao cuidar da próxima geração, através das vitórias nas batalhas, da Lei e de sua proteção.

É a esse Deus misericordioso que servimos que, mesmo punindo o pecado, está pronto a perdoar os que se arrependem. Sirvamos com mais afinco ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário