quarta-feira, 1 de junho de 2011

TRISTEZA

“Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração”. (Eclesiastes 7:3)


Sempre quis entender melhor este versículo. Sei que através de um estudo acadêmico é possível compreender melhor o que Salomão quer dizer aqui. Porém, não é o mesmo que sentir a tristeza e a mágoa no íntimo. Só sei que este versículo desperta a investigação e a curiosidade de saber: “O que Deus quer dizer com isso?”

Como pode a mágoa ser melhor do que o riso? Isto é um contra censo. Nunca consegui entender de que forma uma tristeza profunda pode ser melhor do que um momento de comunhão, de banquete e de alegria. Mas é isso mesmo que o SENHOR está dizendo! Por isso temos que entender como a mágoa é melhor do que o riso.

Antes, devemos observar o que é “mágoa”. Este vocábulo no AT significa “ira”, “irritação” ou “provocação”. Como estes termos são bons para nossa vida? A ira nos faz perder o controle e dizer coisas, que até são verdadeiras, mas que ditas de modo errado levam a uma maior destruição. A ira, que é uma forma de irritação, consome o homem por dentro, fazendo-o pensar somente no seu desejo de vingança, de fazer seu nome ser vindicado. A mágoa, de uma perspectiva ocidental, é guardar essa ira por longo tempo. Esta atitude nos faz tristes e amargurados, e nos consome a vida.

Porém, a “mágoa” descrita no texto de Eclesiastes nos leva a um “melhor coração”. Aqui está a resposta do que Deus quer me dizer com este texto. O SENHOR quer melhorar nossos corações. Lembra de Provérbios: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23). A mágoa nos ajuda a “melhorar nosso coração”.

Automaticamente outra pergunta surge: “Mas, de que forma a mágoa vai melhorar o meu coração?” Foi o desejo de saber este lance de sabedoria que me levou a escrever estas linhas. Compreender esta verdade é achar uma riqueza para a vida terrena. Realmente a Palavra de Deus é libertadora em todos os seus aspectos. Até da mágoa ela nos resgata, com seu poder e retórica.

Tentando dar uma resposta a questão imediatamente acima, os pensamentos repousam na seguinte assertiva: “A tristeza nos faz refletir sobre nossa existência, e nos leva a pensar em nossa vida”. Salomão no versículo anterior explicou esta verdade: “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração” (Ec 7.2).

É melhor ir a um funeral do que a um banquete?! Por quê? Porque no funeral os vivos consideram sobre a morte. “Considerar”, segundo uma tradução literal do hebraico bíblico, significa “dar para o coração”. Essa é uma verdade que precisamos por no nosso coração: vamos morrer e precisamos, ocasionalmente, parar e pensar em como estamos vivendo. Na época de Salomão parece que a vida já era bem corrida, e que devido aos prazeres e diversões as pessoas não pensavam em sua vida. Os que vivem segundo o curso deste mundo não pensam na morte porque não querem refletir sobre suas atitudes neste mundo. Da mesma forma os cristãos acabam vivendo sem reflexão.

Nesse sentido, “A tristeza nos faz refletir sobre nossa existência, e pensar em nossa vida”. Até mesmo quando estamos tristes, por causa de uma mágoa ou ira, a bênção do SENHOR está conosco, no sentido de nos ensinar a avaliar nossa vida. Por isso, Salomão afirma que “O coração dos sábios está na casa do luto, mas o dos insensatos, na casa da alegria” (Ec 7.4). É na morte e no luto que aprendemos a viver. Parece mórbido, mas dentro da perspectiva de Eclesiastes até a morte, que é fruto do pecado, se torna vida para o pecador redimido.

Quão horrível é o mundo em que vivemos. Pior ainda é a minha natureza. Não disse “nossa” porque cada um deve assumir sua própria corrupção. Então, Graças a Deus pelo novo céu e nova terra. Glórias ao Senhor pela sua bondade e misericórdia para conosco.

3 comentários: