sexta-feira, 3 de julho de 2009

COMEÇANDO DE MADRUGADA (parte 1)

“Como é bom pecar!” Este é o pensamento de muitos irmãos. “Já menti tanto. Minto para esconder os erros e deslizes, ou para exaltar minha pessoa em meio aos amigos. Já roubei por demais! No trabalho quando não cheguei no horário, e quando sai antes do tempo, ou quando não utilizei todo o tempo para o serviço”.

“Acho que já desobedeci todas as regras de trânsito, principalmente aquelas às quais discordo como a ultrapassagem em faixa contínua, e o excesso de velocidade em pistas permitidas somente a 40 ou 60 km. Já adulterei com várias mulheres! Ao olhar para as da rua, as do trabalho, e até mesmo as amigas de minha esposa. Fora os pecados inerentes a falsa religiosidade! Quando me sento nos bancos da igreja para louvar e somente penso no lazer depois do culto, nos problemas ou projetos; ou quando disperso o pensamento na hora do sermão, por pensar que não fará tanta diferença para eu aprender mais uma verdade espiritual da Bíblia. Todos estes pecados eu cometo, e acho bom! Afinal, ninguém acaba sabendo de nada, ninguém reclama, e eu não sofro nenhum juízo de Deus. Então porque não continuar nesta vida de pecado?”.

Muitos crentes vivem desta forma. Visto que o Senhor não os castiga instantaneamente pelos seus pecados chegam a pensar que o Deus da atualidade é bem diferente do Senhor do Antigo Testamento, denominado o “Senhor dos Exércitos”. Mas aquilo que os infiéis pensam ser o descaso de Deus para com nossos pecados, o profeta Jeremias define como misericórdia.

Onze vezes a expressão “começando de madrugada” está ligada ao profeta Jeremias. Uma vez em 2 Crônicas, referindo-se a este profeta, e outras dez vezes no livro bíblico que leva seu nome. O Senhor teve misericórdia do povo de Israel não o destruindo imediatamente, como fez em outros momentos da história, mas enviou os profetas, como Jeremias, para alertar o povo do pecado. Deus teve misericórdia dos pecadores quando “começando de madrugada” enviou seus servos para pregar o arrependimento a eles.

Em 2 Crônicas 36, Jeoaquim foi empossado rei, pelo rei do Egito, em lugar de seu irmão Jeoacaz. Porém, fez ele o que era mau perante o Senhor, e Deus enviou Nabucodonosor para levá-lo a Babilônia, preso em correntes de bronze. Jeoaquim cometeu abominações no seu reinado e por isso foi julgado culpado pelo Senhor, sofrendo seu juízo. Joaquim, com dezoito anos, reinou somente três meses, porque fez o que era mau perante o Senhor, e como resultado recebeu a mesma pena que o seu antecessor.

Zedequias foi o rei estabelecido em Israel por Nabucodonosor, em lugar de Joaquim, seu irmão. Este, como os outros reis, fez o que era mau perante o Senhor, não se humilhando perante o profeta Jeremias, portador da mensagem de arrependimento endereçada por Yahweh a Israel. Deus enviou profetas para pregar ao povo...

“O SENHOR, Deus de seus pais, começando de madrugada, falou-lhes por intermédio dos seus mensageiros, porque se compadecera do seu povo e da sua própria morada”. (2 Cr 36:15)

... Porém a nação pecadora não quis ouvir. Ao contrário, começaram a zombar dos profetas, por causa da mensagem que pregavam. Esta atitude despertou a ira do Senhor, não havendo remédio para a iniqüidade de Israel.

O Senhor nosso Deus é misericordioso, o povo é que não percebe a bondade do Senhor, e zomba de seus enviados. O juízo foi terrível! Segundo a permissão divina, o rei dos caldeus matou a espada: jovens, donzelas, e até mesmo velhos de idade! Os tesouros da casa de Deus foram saqueados. O templo foi queimado! O aspecto cúltico e religioso da nação foram destruídos pelo Senhor. Afinal era somente religiosidade fria. Os que não foram mortos passaram a ser escravos na Babilônia. O povo não enxergou a misericórdia do Senhor!

O profeta Jeremias passou vinte e três anos, desde o décimo terceiro ano do rei Josias pregando a este povo rebelde. No entanto, não quiseram escutar a palavra enviada pelo Senhor (Jr 25.3). Não somente Jeremias, mas, também, todos os outros profetas, pregavam o arrependimento ao povo de Israel. “Começando de madrugada” eles anunciavam, porém, o povo não inclinava os ouvidos para a Palavra de Deus (Jr 25.4).

O próprio Deus confronta o povo, tendo falado a eles por meio dos seus profetas, “começando de madrugada”, chamando-os! Mas, não quiseram ouvir (Jr 7.13). O Senhor pregou sua mensagem de arrependimento desde o êxodo da terra do Egito (Jr 7.25), todos os dias, pelos profetas. E nada de arrependimento! As gerações de Israel continuaram nos mesmos pecados.

Se o povo ouvisse as palavras do Senhor, pregadas pelos seus profetas, e se arrependessem, Deus não os castigaria. Pois o Senhor não tem prazer em maltratar seu povo. A justiça o impele ao juízo, visto que é de sua natureza condenar o pecado (Jr 26.3, 5). Mas o povo não quis ouvir o Senhor: “porque não deram ouvidos às minhas palavras, diz o SENHOR, com as quais, começando de madrugada, lhes enviei os meus servos, os profetas; mas vós não os escutastes, diz o SENHOR.” (Jr 29.19)

Não somente o rosto, mas, também, viraram as costas ao Senhor seu Deus! Mesmo Ele “começando de madrugada” a pregar o arrependimento (Jr 32.33). O povo obedecia às ordens banais dos homens, mas ao Senhor misericordioso não obedeciam (Jr 35.14).

Deus quase que suplicava para que a nação de Judá não seguisse os outros ídolos, não fizesse aquilo que era abominável a Ele (Jr 44.4), aquilo que aborrecia: a própria desobediência. Mas nada de arrependimento!

“Começando de madrugada, vos tenho enviado todos os meus servos, dizendo: Convertei-vos agora, cada um do seu mau caminho, fazei boas as vossas ações e não sigais a outros deuses para servi-los; assim ficareis na terra que vos dei a vós outros e a vossos pais; mas não me inclinastes os ouvidos, nem me obedecestes a mim”. (Jr 35.15)

E então veio o juízo!

Da mesma forma ocorre hoje em dia. O Senhor vem pregando sua palavra de arrependimento ao seu povo “começando de madrugada”. É domingo após domingo, quarta-feira após quarta-feira. Quantas mensagens temos ouvido a cada semana, e nem sequer guardamos a idéia principal, ou a aplicação para nossas vidas.

Concluímos que tudo está bem. Temos emprego, dinheiro, casa, família, IGREJA, amigos, etc. Nada nos falta. Deus tem nos abençoado? Quantos pecados cultivados no íntimo dos nossos corações. A religião fria. O descaso pelas almas perdidas. A avareza para com missões. Estas são apenas algumas transgressões.
Será que vai tudo bem mesmo? Ou é Deus “começando de madrugada” a pregar através dos seus servos os profetas?

2 comentários:

  1. Excelente exortação. Sempre que lemos passagens como estas que retratam a mesagem de Deus ao seu povo "começando de madrugada", pensamos que aquele grupo de pessoas tinha o coração muito duro, que era uma nação ruim, incrédula e pecadora. Quase nunca nos lembramos que também ouvimos a mensagem de Deus "começando de madrugada" e não damos ouvidos. Obrigado por me lembrar a dar mais atenção a Palavra de Deus. Que Deus possa ter misericórdia de nós!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pr. pelo artigo. Acabei de ler o livro de Jeremias e, seu artigo, veio lembrar-me da longaminidade não-permissa do nosso Deus. Continue postando...
    Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir