sexta-feira, 19 de junho de 2009

PROCURA-SE UM PROFETA

No recente filme, estrelado pela afamada atriz holywoodiana Angelina Jolie, intitulado “A Troca”, uma figura saltou a tela como um personagem que fez a diferença, embora fosse secundário à trama. A história verídica conta a vida de uma mulher, Christine Collin, que teve seu filho, Walter Collin, raptado em uma manhã de sábado, quando estava no trabalho. Ela, porém, nunca desistiu de procurar seu filho.

O fato ocorreu em Los Angeles, Califórnia, em março de 1928, quando a polícia era extremamente corrupta e precisava mostrar resultados à população. Cinco meses depois de exaustivas buscas, uma criança desaparecida foi apresentada a sra. Collin como sendo seu filho. Ela começou a desconfiar que a criança não era o Walter. Ao buscar a polícia, que usara este estratagema para solucionar o problema da criança raptada, ela foi considerada louca e enviada ao manicômio da cidade pelas próprias autoridades que deveriam ajudá-la.

No hospício, a sra. Collin viveu seus piores momentos. Em um ambiente decrépito, rodeada por mulheres insanas, e nas mãos de um médico corrupto, que mesmo sabendo de sua sanidade a declarava louca, teve uma luz em seu sofrimento. No instante em que a sra. Collin sofreria uma aplicação de choques elétricos chega o reverendo Briegleb, interpretado por John Malkovich, que a liberta daquela angústia.

Embora, neste ensaio até aqui se tenha tratado da sra. Collin e de seu filho raptado, o personagem que fez a diferença é o reverendo Briegleb. Ele possuía um programa de rádio que denunciava a corrupção política e legal da cidade de Los Angeles. Este homem decidiu lutar pela sra. Collin quando ninguém mais a apoiava. Retirou-a do manicômio, conseguiu-lhe o melhor advogado do estado, e sem custos financeiros, além de estar sempre ao seu lado.

O filme não destaca tanto a figura do reverendo, embora ele tenha sido fundamental para que a polícia cumprisse seu papel, para que o demente raptor de Walter Collin fosse preso e para que o chefe corrupto da polícia de Los Angeles fosse exonerado de sua função. O reverendo Briegleb foi o exemplo de um pastor que vivia como um profeta.

Os profetas do Antigo Testamento pregavam a Palavra de Deus assim como o Senhor a transmitia. Uma expressão comum que os caracteriza é: “Assim diz o Senhor”. Porém, além de pregar e representar Deus na terra, eles tinham que influenciar a sociedade de Israel e as nações pagãs ao redor delas. A função profética estava diretamente comprometida com o estabelecimento da justiça de Deus na sociedade humana.

Os profetas pregaram duramente contra o pecado dos reis, como Samuel fez com Saul, quando este usurpou a função sacerdotal, sacrificando no lugar do profeta (1 Sm 13), e também quando não obedeceu ao Senhor, matando todos de Amaleque inclusive seu rei Agague (1 Sm 15). Natã também pregou contra o pecado do rei mais importante da história de Israel, quando lhe revelou a gravidade do seu pecado através da ilustração da ovelha do homem pobre. Os profetas tinham a difícil função de pregar contra o rei de uma nação.

Elias enfrentou os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal. Eliseu além de curar Naamã, não recebendo nenhum pagamento, ressuscitou o filho da sunamita (2 Rs 4). Jonas teve que pregar a cidade de Nínive, capital do império babilônico, e um povo extremamente idólatra e violento. Se bem que ele nem queria ir, mas os planos de Deus jamais podem ser frustrados. Micaías pregou a verdadeira revelação de Deus ao rei Acabe, mesmo sabendo que seria preso por isso (1 Rs 22.27).

Isaías andou três anos despido e descalço dramatizando a conquista assíria do Egito e da Etiópia (Is 20). A mensagem do Senhor era mostrar, através da vida do profeta, como os dois povos seriam dominados: “assim o rei da Assíria levará os presos do Egito e os exilados da Etiópia, tanto moços como velhos, despidos e descalços e com as nádegas descobertas, para vergonha do Egito” (Is 20.4). O profeta ficou três anos com as nádegas descobertas para pregar a vontade de Deus como Ele mesmo quis!

Jeremias, que começou seu ministério profético bem cedo, talvez tenha sido um dos que mais sofreu para pregar a mensagem de Deus a Israel. O profeta após ter pregado contra os pecados da nação foi preso pelos príncipes de Jerusalém (Jr 37.15), e lançado em uma cisterna que não possuía água, mas só lama, onde ficou atolado (Jr 38.6). A quem diga que os profetas eram os agentes especiais de Deus na terra, para por as coisas do seu povo em ordem.

No Novo Testamento, o mesmo espírito de ministério caracterizou os apóstolos, missionários e pastores. Não há espaço neste ensaio para falar de Paulo e do seu zelo pela vontade de Deus. Muito menos dos outros apóstolos que, segundo a história da igreja, foram martirizados. O cristianismo sempre se expandiu às custas do sangue dos justos. E se alguém diz: “Mas era Paulo, o apóstolo. Não podemos viver assim!” Observe o modelo bíblico dos diáconos, na vida de Estevão e Felipe.
A igreja do século XXI está infestada pela “busca do prazer”, pela “felicidade fácil e instantânea” e pelos “resultados práticos”. Estes são chamados respectivamente de hedonismo, narcisismo e pragmatismo. Ninguém mais quer pregar como profeta, viver como profeta. Alguns questionam: “Será necessário ser um mártir na pós-modernidade para pregar o evangelho do Senhor Jesus Cristo, rejeitando as seduções do mercado e do prazer?” E você, o que pensa? Quer ser um profeta como o reverendo Briegleb?

2 comentários:

  1. Muito interessante esta história. Bom saber que ainda há filmes holywoodianos com tramas bem elaboradas que contam grandes exemplos de vida. João Alexandre tem algumas músicas que nos incentivam a vivermos como profetas. A princípio achava estas músicas políticas demais. Agora entendo que um cristão só pode ser genuíno se levar seu Cristianismo às últimas implicações, inclusive engajados pela causa da justiça na sociedade em que vivem. Esta é a verdadeira religião!

    ResponderExcluir
  2. A verdade e que hj a maioria são crentes e não cristãos de verdade,querem colocar o mundo dentro das igrejas ao inves de como filhos do Senhor maninfestar a igreja para o mundo.
    Na maioria das vezes corre em torno da raiz de todo mau,mais gloria a Deus que ainda existe aqueles que querem realmente viver um evangelho de entregar por amor as almas<*}}><

    ResponderExcluir