quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A QUEDA DO MURO DE BERLIM

Em 9 de novembro se comemorou os 20 anos da “queda do muro de Berlim”. A cidade de Berlim foi dividida pelo muro que simbolizava fisicamente a oposição de dois sistemas político-econômicos que polarizaram nosso mundo na década de 70 e 80: o capitalismo e o socialismo. Berlim Oriental erigiu o muro para impedir o avanço do capitalismo, pois o considerava a raiz de todo o mal no mundo.

A filosofia socialista defendia a igualdade para todos, proletariado e burguesia. Porém este sistema confirmou-se insuficiente para as necessidades humanas. Embora a saúde sempre fosse excelente nos países comunistas, a antiga U.R.S.S. não deu certo. O Kremlin, a fortaleza russa em Moscou, não revelou igualdade com a classe operária. Uma arquitetura exuberante, feita no mármore, para os governantes, enquanto o proletariado vivia em moradias simplórias e iguais a todos. A intenção no papel é bonita e encanta, mas não funciona por causa do pecado do ser humano. O muro de Berlim foi construído para que ninguém escapasse do sistema comunista, assim como Cuba aprisionou seus compatriotas, para não fugirem deste sistema. Se fosse, então, tão bom, por que os próprios cidadãos não queriam viver neste sistema?

O capitalismo é a solução para o que não conseguiu resolver o socialismo. Será? A vitória do capitalismo em 1989 "não resolveu a questão da justiça social", observou o jornal austríaco Kleine Zeitung. Este sistema é democrático, porém, não resolve os problemas sociais do mundo. Afinal, o problema do homem é espiritual. O capitalismo incentiva a avareza e uma vida materialista, onde não há espaço para Deus, a não ser nas igrejas emergentes que querem lucrar com a fé. Nelas Deus é comercializado.

Quanto mais se trabalha mais se quer trabalhar no capitalismo. Quanto mais se lucra mais se quer ganhar no capitalismo. Cada um deseja realizar seu “sonho de consumo”, crendo que assim será feliz. Porém, a fome tem aumentado no mundo. As guerras, incentivadas pelos governos capitalistas que possuem fortes indústrias armamentistas, têm se alastrado. Como esse sistema tem funcionado? Não tem, e nem funcionará! Porque o problema é o pecado.

O presidente Barack Obama, neste mês de comemoração pelos 20 anos da queda do muro de Berlim, pediu ao povo para não esquecer que ainda há outros muros, ainda muito sólidos, que precisam ser derrubados. Um deles é o muro que separa israelenses de palestinos. Porém, o carismático líder político não apresentou uma solução definitiva para a derrubada dos muros da inimizade. Talvez porque para qualquer homem ou governo seja impossível. Mas não para Deus!

A Palavra de Deus revelou que o Senhor Jesus Cristo destruiu o muro da inimizade construído pelo pecado, como descreveu o apóstolo Paulo: “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade” (Ef 2.14). “Ambos” se refere aos judeus e gentios. Os dois povos eram rivais. O termo “gentio”, de per si, era excludente, pois se referia a qualquer pessoa que não era do povo judeu.

O socialismo não poderia derrubar a parede de inimizade. O capitalismo, talvez, tenha aumentado este muro divisor de classes. Mas a Igreja do Senhor Jesus Cristo derrubou a parede da separação, porque o Mestre tornou-se a nossa paz, com Deus e com os outros. Como o problema do homem é espiritual, devido ao seu pecado, somente o sacrifício de Jesus Cristo poderia unir povos de culturas tão diferentes.

Mas estamos falando de filosofias econômicas que gerenciam nações e não de religião? Talvez você pergunte. É verdade! A Igreja não procura envolver-se com política, nem deve; mas possui um papel fortíssimo na sociedade, que se consumará no seu aspecto escatológico.

O profeta Isaías pregou que “naquele dia” os homens trocarão suas armas por relhas de arado (Is 2). Proclamou também que a arte da guerra não mais seria necessária e ensinada. No momento da redenção consumada do povo de Deus toda e qualquer forma de pecado na sociedade será sanado. Então, realmente a igreja não resolve os problemas políticos efetivamente hoje, mas prega a palavra de salvação para que os que crêem venham participar do governo teocrático do SENHOR.

O muro de Berlim caiu à 20 anos e por isso todos estão alegres, embora ainda haja inimizade. No entanto, o muro de inimizade entre os povos somente Jesus Cristo pode derrubar! A alegria pela queda do muro de Berlim é momentânea, a alegria pela derrubada do muro de inimizade que nos separava como raça humana é eterna, porque Deus é eterno. O único governo que funcionará de fato é o reinado do Senhor e do Seu Messias prometido.Então, não há esperança para um governo justo hoje? Somente o Senhor Jesus Cristo é nossa esperança eterna de paz na Terra!

Você já faz parte do governo de Deus? Crê que somente o Senhor e Sua Salvação podem trazer um governo justo? Ou ainda vive na ilusão do sonho capitalista? Ou na utopia socialista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário